dezembro de 2023

Rudyard Kipling

Rudyard Kipling, Prémio Nobel da Literatura 1907, nasceu em Bombaim, então Índia britânica, a 30 de dezembro de 1865. Como escritor analisou e compreendeu a Índia e as suas diferenças sociais e culturais, evidenciando na sua obra, com maestria, o profundo contraste entre Oriente e Ocidente.

Kipling iniciou a sua carreira literária em 1886 com a publicação do volume de poemas Departmental Ditties, afirmando-se, rapidamente, como um dos escritores mais populares do Reino Unido, quer na poesia, quer na prosa.
 
O Livro da Selva foi publicado, originalmente, em forma de folhetim, em revistas. Estas inesquecíveis aventuras foram compiladas pela primeira vez em livro em 1894, numa edição que contou com ilustrações originais concebidas pelo pai do autor, John Lockwood Kipling. Diversas vezes adaptado ao cinema, O Livro da Selva é uma obra-prima da literatura juvenil, adotado pelo Escutismo como livro de referência e acarinhado por crianças e adultos de todo o mundo.
 
Segundo Livro da Selva – recomendado pelo Plano Nacional de Leitura - foi publicado no ano seguinte e  dá continuidade às espantosas histórias reveladas em O Livro da Selva: tendo como pano de fundo a Índia britânica, integra aventuras, fábulas  e lições de vida, escritas com mestria por Rudyard Kipling e ilustradas, mais uma vez,  pelo seu pai. Tendo tido a sua primeira edição, também, em revistas, entre os anos de 1894 e 1895, estes são textos clássicos de um valor inesgotável.
 
O livro Kim, por muitos considerado a obra-prima de Kipling, foi publicado em 1901conta a história de Kimball O'Hara, um jovem órfão, nascido e criado na Índia britânica, que vagueia pelas ruas de Lahore quando encontra um lama tibetano que irá mudar o rumo da sua vida. Ora num ambiente sedutor, ora hostil, Kim debate-se entre os valores da contemplação e de uma vida de ação que, incontestavelmente, o atrai, encerrando em si mesmo o contraste das culturas oriental e ocidental.
Em 1907, Rudyard Kipling tornou-se o primeiro autor de língua inglesa a receber o Prémio Nobel da Literatura e é, até hoje, o mais jovem escritor a quem foi atribuída a distinção (tinha 41 anos).
 
Morreu em Londres, a 18 de janeiro de 1936.