As origens da Biblioteca Municipal de Ovar (BMO) remontam a 1924. A partir de 1997, foi dotada com instalações adequadas aos seus objetivos e às expectativas dos utilizadores.
A Biblioteca Municipal de Ovar (BMO) integra a Rede de Bibliotecas de Ovar (RBO) constituída, também, pelas suas Bibliotecas-Polo e pelas Bibliotecas Escolares do Concelho, nos termos do Protocolo de Colaboração aprovado na reunião da Câmara Municipal, de 02 de julho de 2009.
A Biblioteca Municipal de Ovar integra, ainda, a Rede de Bibliotecas da Comunidade Intermunicipal da Região de Aveiro, desde 2013, e a Rede Nacional de Bibliotecas Públicas (RNBP), desde 1997.
De acordo com o Manifesto da IFLA/UNESCO sobre as bibliotecas de leitura pública e com os princípios preconizadores da criação da RNBP, a Biblioteca Municipal de Ovar tem como principais objetivos criar e fortalecer os hábitos de leitura da comunidade, com especial incidência nas crianças desde a primeira infância; apoiar a educação individual e a autoformação, assim como a educação formal a todos os níveis; assegurar o livre acesso à cultura e à informação, possibilitando a todos o uso das TIC; fomentar o diálogo e a diversidade intercultural; conservar, valorizar, promover e difundir o património e as fontes documentais referentes ao Concelho e à região, reforçando a sua identidade cultural e histórica; proporcionar espaços públicos de encontro, fomentadores de experiências sociais inclusivas e intergeracionais e assegurar o acesso dos cidadãos a diversos tipos e fontes de informação, sem qualquer discriminação.
Com vista à prossecução dos seus objetivos, a ação da Biblioteca Municipal de Ovar pauta-se pelos seguintes princípios: atualizar regularmente os fundos documentais, com vista ao seu enriquecimento e renovação, indo, também, ao encontro dos interesses e perfis dos utilizadores, tanto a nível de conteúdos como de suportes; organizar, de forma tecnicamente adequada, esses fundos documentais, permitindo um fácil acesso e pertinente recuperação da informação; realizar atividades de divulgação cultural e de promoção da leitura; divulgar e apoiar, especialmente, os autores locais e regionais e promover projetos regulares de cooperação, especialmente com Escolas, Bibliotecas, Museus, Arquivos, Coletividades Culturais e entidades congéneres, a nível local, regional e nacional.
Técnica Superior responsável pelo Serviço de Biblioteca: Ângela Castro Coordenadora Técnica: Susana Alegre Assistentes Técnicos: Rogério Santos, Antónia Matos, Susana Cerqueira, Graça Almeida, Pedro Elói, Arlindo Costa, Paula Leite.
Assistente Técnico: Vitor Lima
Assistente Técnico: Luís Resende
Este site utiliza cookies para melhorar a sua experiência neste website. Clique aqui para consultar a Política de Privacidade e Segurança aceitar e continuar